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Desenvolvimento Rápido

25-11-2012 23:10

Aqui fica umas dicas de como começar a desenvolver-se rapidamente no OGame



1. Ordem dos Edifícios
Quando estiveres iniciando o jogo OGame, o teu planeta estará completamente vazio, aqui vai uma dica de como o desenvolveres:
1. Planta de Energia Solar Nível 1
2. Mina de Metal Nível 1
3. Mina de Metal Nível 2
4. Planta de Energia Solar Nível 2
5. Mina de Metal Nível 3
6. Mina de Metal Nível 4
7. Planta de Energia Solar Nível 3
8. Mina de Cristal Nível 1
9. Mina de Metal Nível 5

e por aí adiante ...
A razão para se focar na mina de metal é que futuramente serão necessárias enormes quantidades do mesmo. No começo não necessitarás de muito cristal ou deutério, assim sendo aumenta a tua produção de metal tão rapidamente quanto possas até que atinjas o nível 7 ou 8. Depois disto então deves evoluir a tua mina de cristal para uns níveis mais elevados.

2. Expandindo
Tenta pesquisar tudo o que é necessário para construir naves de colonização o mais rapidamente possível. Quando um jogador possuir a sua 1ª nave de colonização, aconselha-se que tente colonizar um planeta da posição 4, 5 ou 6. A probabilidade de obter uma colónia grande é maior nestas posições. Quando a colónia estiver construída, constrói os teus edifícios como foi descrito no capítulo 1, para desenvolveres rapidamente a tua colónia. Tenta colonizar pelo menos outros 6-7 planetas, mas deixa um Slot de colónia livre (cada jogador pode ter 8 colónias + 1 planeta principal), este Slot deve ser utilizado como uma base móvel para a tua frota. Para os jogadores que preferem atacar outros jogadores pode ser útil conservar 2 slots para colónias, de modo a que a sua frota tenha uma mobilidade mais elevada. As colónias aumentarão a produção dos teus recursos rapidamente se as minas forem construídas de uma forma correcta – e com uma boa produção de recursos, a tua quantidade de pontos aumentará também mais rapidamente. Mais tarde poderás enviar a produção diária das tuas colónias para o teu planeta principal para lá converteres esses recursos em naves, em pesquisas, em defesas e em edifícios.

3. Tipos de ataques para jogadores Iniciantes
Atacar! É um dos aspectos principais do jogo. Atacando, poderás aumentar a tua “renda” diária de recursos, e terás a certeza que os planetas vizinhos não se desenvolverão mais rapidamente que os teus. Antes de atacar qualquer planeta, constrói sondas de espionagem e envia várias para que possas ver os edifícios, frotas, defesas e tecnologias do planeta defensor. Se no relatório de espionagem apenas aparecer os recursos no planeta, tem cuidado: Provavelmente encontraste um jogador mais forte do que tu e que pode querer vingança de um ataque teu. A quantidade de energia indicada pelos recursos é também uma possibilidade para ver a força do jogador: Quanto mais elevada for a sua energia, mais elevadas serão as suas minas e consequentemente uma elevada produção. Se enviares mais sondas, conseguirás ver as suas frotas e defesas. Envia uma frota que possa transportar os recursos roubados mas convém lembrar que apenas é possível roubar 50% dos recursos existentes no planeta. Os cargueiros são úteis porque as naves não têm muita capacidade para transportar recursos. Certifica-te que envias uma frota que seja suficientemente forte para destruir todas as naves e defesas do outro planeta (para simular combates usa o DragoSim). Mesmo que um único lançador de mísseis fique inteiro, o atacante não roubará nenhuns recursos! Se tiveres sucesso a atacar um planeta, vai espiando regularmente o planeta em questão, e quando houver bastantes recursos ataca-o outra vez! (cuidado para não violares a Regra de Bashing). Provavelmente não conseguirás tantos recursos como da primeira vez, mas se fizeres isso a mais do que um planeta, funcionará e conseguirás arrecadar uns lucros extra de recursos todos os dias. Isso é chamado "farming" – o jogador garante que parte dos recursos vindo de outros jogadores (planetas) são adicionados à sua conta, através de ataques. E se encontrar muitos planetas para usar de “farm”, é como se o jogador possuísse mais colónias do que os outros jogadores. Certifica-te de que não atacas cada planeta mais de 6 vezes por dia (não esquecer de espiar primeiro) para que o outro jogador tenha oportunidade de jogar também, e claro, também para não violar a regra de Bashing.

4. Salvaguardando a tua frota e recursos
Não, isto não quer dizer que tenhas de trabalhar com “savegames” no Ogame . Para proteger a tua frota, primeiro terás de saber quanto tempo irás estar desligado. Em muitos casos, será qualquer coisa como 20horas por exemplo. Quando já souberes mais ou menos esse tempo, leva toda a tua frota (recicladores também!), e coloca umas coordenadas como destino. Não carregues para prosseguir! Olha apenas para o tempo total que durará a viagem. Coloca a velocidade a 10% e repara como o tempo total de viagem aumenta. Aumenta ou diminui a distância (coordenadas) ao local de destino até o tempo total da viagem ser metade do tempo que vais estar desligado. Supondo o exemplo das 20h, procuraríamos por um tempo total de viagem de cerca de 9h50 a 10h30. Apenas consideramos metade do tempo que estarás desligado, pois a frota terá de fazer a viagem de ida e de volta, mas o tempo que precisas será apenas de uma ida (metade do tempo) e não do tempo de ida e volta (tempo total). Quando encontrares o tempo correcto, faz para prosseguir. Nesta altura tens de decidir qual a missão que vais colocar na frota. Uma vez que tens recicladores contigo, deverás ter a opção de “recolher”. Escolhe esta missão para a frota e escolhe como destino o CD das coordenadas, de seguida preenche a capacidade de transporte da frota com os recursos que desejas salvaguardar – normalmente tudo aquilo que tens. Não interessa se colocas todos os teus recursos na frota para transportar – eles regressarão de qualquer forma com ela.
Se tiveres feito tudo correctamente, a tua frota regressará (com todos os recursos que transportou...) e quando estiveres de novo ligado ela estará novamente disponível no planeta de origem á espera de mais ordens! Enquanto a tua frota estiver a “passear” pelo universo, ninguém poderá atacá-la, pois no OGame as frotas em movimento não podem ser interceptadas. Porque é que salvarias a tua frota? Resposta simples: para não ta destruírem enquanto estiver parada. Muitos jogadores quererão com certeza os 30% de recursos que pagaste por ela, daí eles tentarem destruí-la. Certifica-te que estás do lado correcto da cadeia alimentar!
1ª - ACS (Alliance Combat System) - Vários jogadores reunirem as suas frotas e atacarem-te com o propósito de destruição de frota e obtenção de lucro (O ACS neste momento está disponível em todos os universos menos: Uni1 ; Uni2 ; Uni3 ; Uni4 ; Uni5 ; Uni10).
2ª - Passar o relatório de espionagem a um jogador mais forte que tu e o mesmo se deslocar para tentar crashar-te a frota.

5. A tua confissão de Ogamer – tens liberdade de escolha!
Como é que te queres comportar no OGame? Queres comercializar com outros jogadores?
Ou preferes atacá-los até eles se renderem perante a tua frota vitoriosa? Queres espalhar o terror e o medo onde quer que a tua frota se aproxime? Ou oprimir os outros? “One-Man Army” ou equipa de “assassinos”? (aliados) Queres ser um “caçador de cabeças”? O OGame dá-te uma imensa liberdade neste aspecto – e tu és livre para escolher! Não és forçado a atacar – embora seja mais aconselhado para os teus pontos caso o faças. Mas também quem se importa com os pontos desde que se esteja a divertir? Este capítulo do tutorial serve apenas para te mostrar as possibilidades no OGame.

6. “Carne para canhão” e armas poderosas!
Precisarás de “carne para canhão” no “meio jogo” e quando estiveres mais avançado nele para reduzir as tuas perdas. Quando me refiro a “carne para canhão” ou Fodder refiro-me a caças ligeiros e aos lasers ligeiros, uma vez que o objectivo deles é exactamente o de manter os tiros longe das tuas naves e defesas mais caras.
Se 100 naves de batalha e 900 caças ligeiros combaterem contra 200 naves de batalha, as 200 perderão, pois não conseguirão concentrar o seu poder de fogo nas naves de batalha adversária que são realmente as que fazem maior parte dos estragos!
As 100 naves de batalha mais os 900 caças ligeiros ganharão e para além disso, o jogador que as enviou conseguirá obter, através da reciclagem, um pequeno lucro!
Cada nave escolhe ao acaso um alvo e dispara contra ele. Se tiveres 100 naves de batalha e 900 caças ligeiros, as hipóteses de acertar numa das naves de batalha é reduzida a 10%, pois essa percentagem corresponde exactamente á percentagem de naves de batalhas na frota inteira, obrigando o teu adversário a esforçar-se muito mais para destruir fodders (caças ligeiros neste exemplo) e conseguir de facto acertar nas grandes naves e defesas que se escondem por detrás deles. Um canhão de plasma no meio de 999 lança mísseis terá hipóteses muito pequenas de ser atingido e pode no entanto ser responsável por grandes perdas do lado atacante se este atacar só com naves de batalha! Esse canhão de plasma destruirá até 6 naves de batalha – uma a cada ronda do ataque! Assim sendo, certifica-te sempre que atacas, de ver se o teu inimigo tem fodder: nesses casos usa naves que tenham rapidfire contra ele! Por exemplo, se ele tiver muitos lasers ligeiros os destruidores serão a melhor escolha: um destruidor consegue destruir até 10 laser ligeiros por ronda do ataque! Imagina como o fodder pode ser destruído em apenas 1-2 rondas do ataque...

7. Como é que os pontos e as estatísticas são calculados
7.1 A quantidade de pontos que tu tens é muito simples de se calcular: obtens 1 ponto por cada 1.000 de recursos que gastes em construções. Por exemplo: uma nave de colonização custa 10.000 de metal, 20.000 de cristal e 10.000 de deutério. Tudo junto dá um total de 40.000 recursos que usarás na construção dela – concluindo que cada nave de colonização que tenhas te da 40.000/1.000 = 40 pontos nas estatísticas. Se perderes uma nave de colonização (se, por exemplo, colonizaste um planeta com ela) perderás também essa quantidade de pontos que ganhaste inicialmente na sua construção.
Daqui reparamos que naves e estruturas defensivas (assim como as restantes construções) não são um investimento e ganho permanente de pontos, pois cada vez que te destruam algumas nave ou defesas, ou mesmo quando destróis edifícios, perderás o número correspondente em pontos que investiste neles.
Assim sendo, sempre que destróis um upgrade a um edifício ou mesmo quando destróis/abandonas colónias, os pontos investidos em ambos serão descontados.
Só o caso dos investimentos nas pesquisas são permanentes, pois os pontos ganhos assim que acabas uma pesquisa jamais te poderão ser descontados, uma vez que não podes “desfazer” uma pesquisa que tenhas concluído.

7.2 Os pontos de frota são ainda mais fáceis e simples de calcular que os pontos “normais”: Um ponto por cada nave que possuas – uma estrela da morte contará tanto como um caça ligeiro ou satélite solar. Os pontos de frota de um jogador apenas te dá conta da quantidade de naves que ele possui, não te dando informações qualitativas sobre a mesma.

7.3Semelhante aos pontos de frota, obtens um ponto por cada pesquisa ou upgrade feito a uma – o preço dessa pesquisa é irrelevante para os cálculos destes pontos.

7.4 Estes pontos são calculados como os pontos “normais”, mas neste caso, todos os pontos de todos os membros que constituem a aliança são somados e divididos por 1.000.
Ou seja: quando tiveres usado, por exemplo, 1.000.000 recursos para construir qualquer coisa, receberás 1.000 pontos “normais” para ti e contribuirás com 1 ponto para a tua aliança.